Cursos Downloads Entretenimento

A organização em um canteiro de obras – Isso você não sabia

A organização em um canteiro de obras Isso você não sabia5 990x530 - A organização em um canteiro de obras - Isso você não sabia
A organização em um canteiro de obras pode influenciar bastante na produtividade dos pedreiros e serventes, na segurança e na limpeza. Mantendo-o organizado consegue-se garantir que os funcionários produzam em alta velocidade, fazendo com que a obra seja entregue no prazo e ajudando a evitar acidentes.

A organização em um canteiro de obras – Isso você não sabia

A organização em um canteiro de obras pode influenciar bastante na produtividade dos pedreiros e serventes, na segurança e na limpeza. Mantendo-o organizado consegue-se garantir que os funcionários produzam em alta velocidade, fazendo com que a obra seja entregue no prazo e ajudando a evitar acidentes.

A organização em um canteiro de obras Isso você não sabia - A organização em um canteiro de obras - Isso você não sabia
A organização em um canteiro de obras pode influenciar bastante na produtividade dos pedreiros e serventes, na segurança e na limpeza.

A organização do canteiro de obras é responsabilidade de todos os envolvidos nela, desde os engenheiros, ao determinarem o projeto e os fluxos de trabalho, até os pedreiros, que devem garantir que os equipamentos sejam devidamente armazenados e o local limpo adequadamente.

Economizar excessivamente na organização do canteiro de obras pode afetar a segurança e a produtividade do trabalho, além de causar danos à reputação da sua empresa.

Considere uma cena simples: materiais de construção são deixados na calçada, ocupando o espaço dos pedestres, que se veem obrigados a caminhar pela rua sem a devida proteção. Uma pessoa é atropelada e aciona a empresa responsável na justiça. A notícia sai na mídia e a empresa é precisa pagar uma alta indenização.
Planejamento e investimentos mínimos poderiam afastar todos esses transtornos.
Veja como a organização no canteiro de obras pode ajudar a sua empresa:

A organização em um canteiro de obras – Isso você não sabia

A organização em um canteiro de obras Isso você não sabia 2 - A organização em um canteiro de obras - Isso você não sabia

1- Crie uma ferramentaria no canteiro
Infelizmente, é muito comum encontrar, em canteiros de obras, ferramentas espalhadas ou até mesmo jogadas. Além de deixar o local muito desorganizado, isso pode atrapalhar a produtividade, fazendo com que as ferramentas não sejam encontradas quando necessário e que as pessoas se acidentem.

Tudo isso pode ser evitado com a criação de uma ferramentaria na obra. Dessa forma, todas as ferramentas ficam devidamente guardadas, sendo solicitadas apenas quando necessário, evitando problemas e mantendo o canteiro organizado.

A organização em um canteiro de obras – Isso você não sabia.

2- Mantenha com os pedreiros somente as ferramentas em uso.
Todas as ferramentas que estiverem com os pedreiros e serventes devem estar em uso. As demais ferramentas devem ser devolvidas à ferramentaria para garantir a organização do canteiro e deixá-las disponíveis para outras pessoas.

3- Oriente os funcionários a manterem a limpeza.
Outra forma de manter a organização do canteiro de obras é orientando todos os envolvidos na obra a manterem o ambiente sempre limpo. É muito importante que latas utilizadas, sacos de cimento, embalagens e outros itens sejam devidamente segregados e jogados no lixo.

Manter o canteiro sujo não transmite boa impressão da obra e deixa o local bastante desorganizado, além de poder causar acidentes de trabalho. Portanto, é fundamental que todos sejam orientados a jogar o lixo nos locais apropriados e manter o canteiro arrumado.

4-Especifique locais para os equipamentos
Todo canteiro de obras deve possuir uma área específica para o “estacionamento” de máquinas e equipamentos. Como a grande maioria das máquinas utilizadas na construção civil é robusta e/ou de grande porte, quando não guardadas no local correto elas podem prejudicar o fluxo de atividades da obra e manter o canteiro desorganizado.

Assim, deve-se delimitar uma área na obra — de preferência, nas margens do canteiro — para que as máquinas sejam deixadas de forma organizada e sem interferir nas operações.

A organização em um canteiro de obras – Isso você não sabia

5- Alugue ferramentas e equipamentos
Uma dica para manter o canteiro de obras limpo e organizado é diminuir a quantidade de máquinas e ferramentas nele. Isso pode ser feito optando pelo aluguel dos equipamentos, que são entregues somente quando necessário e recolhidos logo após o uso.

Além de manter menos equipamentos no canteiro e facilitar a organização, consegue-se reduzir os custos da obra, visto que não será necessário comprar diversos itens nem gastar com a manutenção das máquinas.

A organização em um canteiro de obras Isso você não sabia3 - A organização em um canteiro de obras - Isso você não sabia
A organização em um canteiro de obras pode influenciar bastante na produtividade dos pedreiros e serventes, na segurança e na limpeza.

A organização em um canteiro de obras – Isso você não sabia

QUER TER O CONTROLE DA OBRA EM SUAS MAÕS?

 

Agora que você já sabe como manter a organização do canteiro de obras, veja também como é fácil organizar toda essa bagunça com um planilha em excel, a tecnologia pode ajudar na segurança do canteiro.

Muitos hoje em dia costumam ter um grande caderno com muitas anotações e com muitos cálculos, porem as planilhas estão ai pra nos ajudar a ter um planejamento de obras.

Agora imagina comigo ter um Checklist da construção em mãos , sim essa planilha vai te ajudar a  realizar os balanços semestrais para empresas de Engenharia e também a
​Composição de preços, tudo isso em uma única planilha, são mais de 980 itens de checklist.

Venha agora mesmo adquirir essa planilha fantástica.

Por que você precisa das planilhas?

Agilize seus trabalhos
Evite erros cruciais em diversos tipos de obras
Orçamentos profissionais e sem erros
Aumento de produtividade – Economize 95% de tempo
Conte também com a melhor planilha de checklists
Receba imediatamente em seu email
Após o pagamento ser aprovado, você receberá um email para ter acesso imediato a todo o conteúdo listado abaixo:
O que você vai receber?
2 planilhas para orçamento de obras (completa e simplificada)
– Planilha Orçamentária
Planejamento de Obras
Normas de Construção: Checklist

– Balanço Semestral para empresas de Engenharia
​- Composição de preços
BÔNUS: Tubulação de água
Mais de 980 itens de checklist

Não é necessário conhecimento técnico para operar as planilhas.

excel 2 - A organização em um canteiro de obras - Isso você não sabia

Compatível com qualquer versão do Excel


Receba agora em seu email!

de R$ 99,90 por

​ ​R$ 42,90
receba todo conteúdo

Mais de 100 mil pessoas já aprenderam com nossos conteúdos!

Botão Download 1 - A organização em um canteiro de obras - Isso você não sabia

LEIA TAMBÉM:

Fabricando e vendendo Móveis de Pallets (PASSO A PASSO)