É um mecanismo de renderização usado como uma extensão para alguns aplicativos gráficos computacionais, como 3ds max, maya, modo, sketchUp, Nuke, entre outros.
INFORMAÇÃO
Nome do programa: V-Ray 3.6
Aplicação gráfica: Sketchup 2015 – 2016 – 2017 – 2018
Idioma inglês
Categoria: Design 3D, Design, Render
Sistema: 64 bits
Mecanismo de descarga: MEGA, Gogledrive. (1 link)
Peso: (64: 395 MB)
Especificações mínimas
Sistema Operacional: Windows 7 ou superior.
Processador: 1 GHz.
Memória RAM: 4 GB.
Espaço no disco rígido: 1 GB.
Placa gráfica: mínimo de 512MB de memória e compatível com 3D.

De acordo com a própria Chaos Group, o V-Ray é utilizado, diariamente, por 92 das 100 maiores empresas de arquitetura do mundo. A fabricante destaca que a preferência reflete as vantagens que o software oferece para renderização, e entre elas destacam-se as seguintes.
Usabilidade
O V-Ray é um programa intuitivo, ou seja, qualquer usuário pode aprender com facilidade a manuseá-lo. É claro que o aproveitamento dos recursos ficará melhor com a experiência de uso, mas, de qualquer forma, assim que se começa a manuseá-lo já é possível obter resultados interessantes, mesmo sem ter conhecimento aprofundado.
Qualidade
Não é à toa que o V-Ray é utilizado para gerar imagens de alta definição e qualidade. As aplicações do programa são voltadas, inclusive, para a criação de projetos de realidade virtual. Isso, porque o nível de detalhamento e qualidade de imagens é elevado.
Agilidade
Um apelo forte do V-Ray é a rapidez na renderização, o que permite ao usuário fazer uma melhor administração do tempo no trabalho. Além disso, a sua agilidade significa, também, menor risco de travamentos.
Recursos variados
A gama de ferramentas disponíveis no V-Ray é extensa, pois contempla texturas, iluminação, animação, profundidade, cores e mais uma série de outros recursos indispensáveis na elaboração de projetos realísticos. Conheça algumas dessas ferramentas:
renderização de viewpoint: permite renderizar várias regiões do projeto de uma só vez;
luzes adaptativas: recurso indicado para cenários com muitas luzes capaz de elevar o tempo de renderização em até sete vezes;
importação de cenas;
objetos proxy animados: opção para incluir objetos 3D animados, como pessoas e elementos naturais em movimento.
Todos esses recursos tornam o software uma ferramenta de trabalho fundamental para profissionais criativos, como arquitetos. No entanto, como demonstramos, o computador para V-Ray depende de configurações específicas.
QUAIS SÃO AS CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS PARA RENDERIZAR USANDO V-RAY?
Segundo a fabricante do V-Ray, os requisitos mínimos para usar o software são os seguintes.
- Processador: Intel Pentium IV ou compatível com suporte a SSE3;
- RAM: 4 GB de RAM e 4 GB de swap (memória virtual) no mínimo;
- protocolos TCP/IP: somente IPv4 é suportado (o IPv6 não é suportado);
- sistema operacional: Windows 7, Windows 8.1, Windows 10 (apenas versões de 64 bits);
- SketchUp: versão 2015, 2016 ou posterior (apenas versões de 64 bits).
Alguns detalhes importantes precisam ser observados, pois, para que a renderização seja eficiente e gere os gráficos desejados, não basta ficar no básico. Para isso, é necessário entender como alguns componentes podem favorecer a execução dos softwares.